HOT SPACE - Lixo ou Luxo? Insane adventure






''é só um raio de disco!''


Freddie Mercury, Live at the bowl MK 82'.



Hot Space, um dos álbuns mais criticados da história de sua Majestade.

Vítima da falácia desenfreada, ou simples devaneio?


Para alguns fãs... uma catástrofe, para outros.... ‘’nem tão ruim assim’’, para a crítica de época? ‘’lixo comercial’’, e para alguns bem aventurados, ‘’um primor’’.


Bom ou ruim? Agora sim cabe a nós dizer....

Dizem que não podemos julgar nunca o que é bom ou ruim, pois o que é positivo pra mim, pode ser negativo pra vc, e vice versa... Assim É Hot Space....um ‘’mix de opiniões’’.

O infinito círculo da síntese musical se encaixa bem nesse Farto e polêmico álbum de estúdio.

O que mais indignou os fãs da época, com toda certeza, foi o questionamento que fluia....’’Como pode uma banda que fez uma década de Rock pesado, seguindo uma linha clássica, mudar bruscamente de estilo musical? ‘’ As coisas não foram bem assim, vamos analisar....

O Queen iniciou uma linha bem influenciável em Queen I (os próprios membros assumiram uma certa aproximação com o Led Zeppelin no início da carreira), mas já era notório (claro) a personalidade forte que a banda expressava, criando as bases para um estilo único e inconfundível a longo prazo.

Isso transcende para Queen II, Sheer Heart Attack....até ANATO, o ápice da originalidade da banda, ‘’cume’’ da perfeição.

Após ‘’3 laboratórios de indentidade’’, a banda encontra o estilo musical que o levaria ao topo, muito disso promovido por Freddie Mercury, que agora, da contornos definitivos ao plano de fundo do grupo, imprimindo sua versatilidade peculiar no Queen.

Eis então que surgi A Day At The Races, o que muitos julgam ser uma continuação clássica e premeditada de Anato.

Na etimologia e na ideologia musical talvez, por que no Estilo...

Quase que Completamente diferente, A Day At The Races marca uma fase mais ‘’romântica’’, com baladas de soul/blues bem encorpadas e serenas (exceto Tie Your Mother Down, que nos faz voltar nas raízes da banda).

News Of The World não fica pra trás, trazendo os 2 grandes Hinos de estádio da banda de uma ‘’vezada’’ só, abalou quarteirões, e foi compilado pra vender na terra do Tio Sam (Queen começa a ser visado como banda comercial a partir daí).

O Próximo álbum, ‘’Jazz’’ pouco leva do nome...e pasmem, essa era realmente a intenção (ou não? Mérito que levantaremos talvez outro dia).

Jazz é Mais forte que o anterior, com canções complexas e totalmente excêntricas como ‘’Mustapha’’ (cunho religioso!?).

E eis que se aproximam os coloridos anos 80’, fugindo das ‘‘trevas’’ de 70’, o Queen começa a entrar em uma fase ‘’pop’’...e o GRANDE ENSAIO é ‘’The Game’’, um álbum temático (também visando o mercado americano)

A moda de época não altera a originalidade da banda, mas de certo começa a influenciar.....
Pra realizar Táticas de ganho de mercado, mudanças são essenciais.


Chegamos então no ponto ‘’Q’’ da questão...

Maio de 1982’, o Queen lança HOT SPACE....

Mais um Grande sucesso para deleite dos fãs? A expectativa toma conta da já imensa legião de seguidores da Majestade do rock pelos 4 cantos do globo.

Mas o que se ouve ao comprar o álbum é algo extremamente ‘’estranho’’ para os fãs de Queen e do Classic Rock em geral.

Pop? New Black? Funk-rock? Dance music?


E não são os fãs do Queen, seres habituados as extravagâncias e a versatilidade da banda??


Dúvidas pairam no ar, o fato é que o álbum não agrada aos ouvintes, acostumados a outra linha mais conservadora.

Com a ilustre exceção de ‘’Under pressure’’ compilada com a colaboração de David Bowie, uma das lendas da música britânica, é o primeiro artista a ter a honra de participar de um álbum de estúdio do Queen, e pelo contexto, isso agrada (além é claro, da belíssima canção que é Under pressure, com ou sem Bowie).

Mas não foi só David, o único grande nome da música internacional a participar dessa ventura musical….

Indiretamente, o Rei do pop, Michael Jackson, contribui.
Sua relação Estreita com Mercury (na época) rende trabalhos interessantes, os dois decidem iniciar uma ‘’divertida parceria experimental’’ que rende 2 duet’s …State of Shock e There Must Be More to Live Than This
State foi lançada em 84’ no álbum victory, de ‘’The Jackson’s’’, mas com Mick Jagger…opção feita provavelmente após os desentendimentos com Freddie.
There must be more é lançada depois em ‘’Mr Bad Guy’’ álbum solo de sua majestade, que conta apenas com o canto singular de Freddie.
Mas o breve trabalho solo dos dois (concluído precocemente por razões pessoais) deixa marcas....
O estilo ‘’Pop Black’’ de Michael com toda certeza influencia Hot space, e esse ‘’intercâmbio Cultural’’ não para por ai...há quem jure que Thriller de MJ (o álbum mais vendido da história), tem fortes tendências ‘’Mercuristas’’.



A verdade é que a mudança de direção de estilo PREOCUPA os fãs, e é um prato cheio para a crítica...
Na Europa, tablóides pela primeira vez começam rumores da separação da banda, Nos Estados unidos o álbum agrada um pouco (vide o momento musical daquele país), na América latina mesmo com ‘’Las Palabras de Amor’’ (feita especialmente pra nós) soa bem o disco, mas não agrada tanto.

No Brasil a extinta ‘’Som três’’ publica declarações pesadas de Paulo Ricardo ‘’descendo o cacete’’ no álbum.

O fato é que com algumas exceções, o trabalho é realmente fraco, uma ‘’aventura musical’’ como disse entrelinhas o próprio Mercury em um dos memoráveis shows da Tour de divulgação do Disco.

‘’A maior parte de vocês sabe que lançamos umas coisas novas...vamos tocar algumas canções num estilo Funk-black e ver o que sai...isso não quer dizer que tenhamos perdido o nosso Rock’n’ roll ok? É só um raio de disco! As pessoas ficam tão exaltadas com essas coisas!’’

Disse ele em tom de desabafo numa das introduções no lendário show de Milton Keynes 82’.

Nem a própria banda aprovou o ‘’fiasco’’, isso fica claro em algumas entrevistas de época.

A começar pela capa do álbum, que era pra sair Gato e saiu lebre, desagradando o ‘quarteto Real’.


Mas á de se compensar a pouca credibilidade do álbum com sua Turnê extremamente Marcante, diga-se de passagem.
O Queen inicia um jogo de luzes e um show visual a parte em ‘’Hot space tour’’...
Com toda certeza uma das MELHORES turnês de sua majestade, shows memoráveis e um rotação magnífica, muito disso méritos do produtor alemão Reinhold mack, amigo de Freddie, que se torna um dos grandes colaboradores da banda nos anos 80’ em termos de shows e gravações.



Sem contar o fato de Freddie estar afinadíssimo nessa época, tanto em estúdio quanto a live.

O álbum não é de todo ‘’ruim’’, Músicas como Back Chat (maravilhosa quando executada ao vivo), Las palabras de amor, Dancer (bem dançante mesmo), Put out the fire...e a Belíssima Under Pressure são um show a parte.
Apesar de algumas bem abaixo do esperado, como Life is real (uma homenagem a John Lennon), Cool cat, Calling all girls, sem dizer Body language, que o clip horrendo (tal qual a música) até censurado foi.

Com tantas ‘’idas e vindas’’, ‘’altos e baixos’’ acho que podemos concluir que Hot space é realmente um espaço infernal.
Movido a críticas, teses, antíteses e sínteses pré-definidas ele marcou época.

Ruim ou bom, deu o que falar (e ainda da!)

Se a intenção era criar polêmica, eles conseguiram...
Se foi pra ‘’brincar’’ e sair do estressante cotidiano do mundo da música, conseguiram também.

O fato é que para o bem ou para o mal, Hot space introduziu um novo rótulo ao Queen, a partir dele uma nova era se instala , e o Queen se torna definitivamente a banda mais ousada, versátil e caótica do mundo.

Tudo era possível...até mesmo assombrar os próprios fãs por diversão, e foi com o seu ‘’espaço quente’’ que eles assim o fizeram.

Loucura?

Maybe,
É como jogar poker com o Diabo.....


isso é QUEEN!!!

Comentários

  1. "Nem a própria banda aprovou o ‘’fiasco’’, isso fica claro em algumas entrevistas de época."

    Fiquei curioso pra ver algum trecho destas entrevistas.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do album hot space e um dos meus favoritos. Adoro body language bem sensual e boa demais. Cool cat back chat eu gosto de todas mto bom esse album. Embora eu ser uma das poucas q gosta

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do album hot space tem musicas bem diferentes e legais adoro amo hot space um dos meus favoritos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas